Lista de alimentos tóxicos para cães e gatos: saiba o que é proibido aos pets!

Alimentos proibidos para cães

Que os cães e gatos são membros valiosos de muitas famílias, trazendo alegria e companhia, todos nós sabemos! No entanto, quando se trata da alimentação desses animais, é essencial estar ciente dos alimentos que podem ser prejudiciais ou até mesmo tóxicos para sua saúde.

Muitos alimentos, embora pareçam inofensivos, podem representar um grande risco à vida do pet, muitas vezes podendo até mesmo causar a morte do animal.

Neste texto iremos abordar em detalhes uma lista abrangente de alimentos potencialmente perigosos para cães e que, portanto, devem ser evitados, destacando os riscos associados e fornecendo informações essenciais para manter nossos amigos de quatro patas seguros e saudáveis. Continue a leitura e confira!

O que são alimentos tóxicos?

Todo e qualquer alimento que o organismo não consiga metabolizar pode ser considerado tóxico.

Por que alguns alimentos são tóxicos para os cães e gatos?

A digestão dos alimentos ocorre através da absorção e metabolização dos seus componentes e nutrientes. Para isso, são necessárias ações de diversas enzimas digestivas.

Diferente dos seres humanos, os cães, assim como os gatos, possuem deficiência na produção de diversas enzimas que nos humanos seriam capazes de metabolizar alimentos rotineiros. Essa deficiência faz com que a substância não digerida se torne tóxica e potencialmente perigosa para a vida do animal!

Lista de alimentos tóxicos para cães e gatos: conheça os X principais

Embora a lista de alimentos tóxicos para cães e gatos seja muito extensa, alguns estão muito presentes na rotina dos seres humanos, como:

Chocolate

O chocolate, apreciado por muitos humanos e aparentemente inofensivo, é um dos alimentos mais perigosos para os cães e gatos. O produto contém substâncias como a teobromina e a cafeína, que os animais, por sua vez, possuem dificuldade na metabolização. Essas substâncias podem causar estimulação do sistema nervoso central, levando a sinais clínicos graves como vômitos, diarreia, tremores, aumento da frequência cardíaca e, em casos graves, convulsões e até a morte.

Vale ainda ressaltar que quanto maior o índice de cacau no chocolate, mais perigoso! Porém, chocolates do tipo branco e ao leite também são perigosos, pois além dos componentes da fórmula, estes contém elevados índices de gordura, podendo gerar quadros graves de gastroenterites.

Abacate

O abacate é uma fruta saudável para os humanos, mas contém uma substância chamada persina, que tende a ser tóxica para os animais. Além disso, o caroço do abacate representa um risco de obstrução em trato gastrointestinal. A ingestão de abacate por cães e gatos pode resultar em desconforto gastrointestinal, vômitos e diarreia.

Cebola e Alho

Cebolas e alho, comumente usados em muitas cozinhas para temperar alimentos, contém compostos sulfídricos que podem causar danos às células vermelhas do sangue dos cães. Isso, a médio e longo prazo, tende a gerar quadros severos de anemia.

A ingestão desses alimentos pode levar à anemia do tipo hemolítica, representado por um nível de gravidade elevado e prognóstico reservado, resultando em sinais clínicos como fraqueza, letargia e palidez das gengivas.

Mesmo em pequenas quantidades, a presença desses ingredientes não deve existir na dieta canina e felina!

Uvas e uva passa:

As uvas e uvas passas são consideradas extremamente tóxicas para cães e gatos, embora a razão exata ainda não seja completamente compreendida.

Mesmo em pequenas quantidades, essas frutas podem causar insuficiência renal aguda nos pets, resultando em sinais clínicos como vômitos, diarreia, letargia e, em casos graves, coma e morte.

Casca e semente de maçã

As frutas devem, no geral, ser evitadas, já que possuem frutose – um tipo de açúcar que, à longo prazo, pode favorecer o surgimento de Diabetes Mellitus, obesidade e outras doenças. Porém, quando oferecidas, no caso da maçã, o animal não deve ingerir a casa e as sementes, pois também não são metabolizados da forma adequada.

E muito mais!

Castanhas, produtos lácteos, álcool e uma infinidade de alimentos também são tóxicos para cães e gatos!

Como já comentado acima, a lista de alimentos proibidos para cães e gatos é bastante extensa. Portanto, para evitar quadros de intoxicação, o melhor caminho é a prevenção!!

Cachorro beagle deitado
Fonte: Shutterstock

Como prevenir quadros de intoxicação por alimentos em cães e gatos?

É possível prevenir intoxicações alimentares de forma simples: oferecendo ao pet apenas alimentos recomendados para a espécie e de preferência que tenha sido recomendado por um médico veterinário! Desta forma, a alimentação do pet não irá representar riscos de um possível quadro de intoxicação!

Além disso, não deixe de fazer as consultas de rotina com o médico veterinário. Assim como os seres humanos, os animais saudáveis devem visitar o médico veterinário ao menos uma vez por ano!

O universo pet é repleto de desafios e curiosidades. Portanto, se você deseja seguir carreira como médico veterinário, conheça agora mesmo o curso de graduação da Anhanguera!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima