Cachorro com Tosse: principais causas do problema!

Cão idoso marrom no parque

Que os cães são nossos companheiros leais e adoráveis, nós já sabemos. Porém, assim como os humanos, podem enfrentar diversos problemas de saúde, como doenças que causam tosse como sinal clínico.

A tosse em cães é uma condição comum que pode ser preocupante para os tutores, já que pode ter relação com diversas doenças, sendo algumas com potencial de gravidade mais elevado. Neste texto, exploraremos as causas, sinais clínicos e cuidados relacionados à tosse em cães, visando oferecer uma compreensão abrangente dessa condição.

Portanto, se você notou que seu cachorro está tossindo, descubra quais condições podem estar associadas e saiba como ajudar seu pet!

Principais causas de tosse nos cães:

Entre as principais causas que podem justificar um cachorro com tosse estão:

Infecções Respiratórias

Assim como os humanos, cães podem contrair infecções respiratórias, como traqueíte e bronquite, que levam à tosse persistente. A tosse dos canis (ou gripe canina, como conhecida popularmente, é uma das afecções de trato respiratório que geram tosse nos cães).

Insuficiência Cardíaca e outras cardiopatias

Doenças cardíacas podem levar a acúmulo de líquido nos pulmões, resultando em tosse. Além disso, o aumento no tamanho das câmaras cardíacas, que é comum em cardiopatias, pode ocasionar a ativação de receptores de tosse da traqueia.

Alergias

Os cães também podem sofrer de alergias, que se manifestam através da tosse como uma resposta às irritações.

Presença de corpos estranhos

Inalação de objetos estranhos, como fios de cabelos ou pequenos pedaços de brinquedos, além de outros objetos, pode irritar as vias respiratórias e desencadear a tosse como resposta do organismo.

Tipos de tosse:

A tosse basicamente é caracterizada como com duas apresentações: tosse improdutiva (seca) e tosse produtiva.

Tosse Seca

A tosse seca é um sinal clínico comum, indicando irritação nas vias respiratórias sem produção significativa de muco. Pode ocorrer pelo aumento das câmaras cardíacas, colapso de traqueia e outros motivos.

Tosse Produtiva

Em alguns casos, a tosse pode vir acompanhada de expectoração, indicando a presença de muco ou fluidos nos pulmões. Geralmente este tipo de tosse é associado à processos inflamatórios, como infecções bacterianas e virais.

Cachorro uivando em jardim.

O que fazer quando o meu cachorro está tossindo?

Quando você percebe que seu cachorro está tossindo, é importante agir com prontidão para avaliar a situação e tomar as medidas apropriadas. Aqui estão algumas orientações gerais sobre o que fazer quando seu cachorro está tossindo:

1. Observe o Comportamento Geral:

Avalie se há outros sinais clínicos além da tosse, como dificuldade respiratória, fadiga, perda de apetite ou secreção nasal.

2. Mantenha a Calma:

Mantenha-se calmo para tranquilizar o seu cachorro. Cães muitas vezes podem sentir a ansiedade de seus tutores.

3. Distanciamento de Outros Animais:

Se você notar que o seu cachorro está tossindo devido a uma possível doença contagiosa, mantenha-o afastado de outros animais para evitar a propagação.

4. Verifique se há a possibilidade de ingestão de corpo estranho:

Se possível e com cuidado, abra a boca do cachorro e verifique se há algum objeto estranho ou obstrução na garganta.

5. Avalie a Gravidade:

Se a tosse for persistente, grave ou acompanhada de outros sintomas preocupantes, é recomendável procurar a orientação de um veterinário imediatamente.

6. Consulte um Veterinário:

Se a tosse persistir por mais de um dia ou se houver sinais de desconforto significativo, o pet deverá passar em consulta veterinária o quanto antes para uma avaliação profissional, já que sua vida pode estar em risco, devido às diferentes possíveis causas do problema, que com certeza merecem investigação!

7. Evite Automedicação:

Evite medicar seu cachorro por conta própria, a menos que seja sob orientação direta de um veterinário. Medicamentos inadequados podem piorar a situação. Além disso, muitos fármacos utilizados na rotina dos seres humanos são altamente tóxicos para os animais domésticos, podendo resultar em graves quadros de intoxicação e até mesmo a morte!

8. Mantenha o Ambiente Limpo:

Assegure-se de que o ambiente do seu cachorro esteja limpo e livre de irritantes, como fumaça de cigarro, produtos químicos ou poeira. Caso o problema seja alérgico, essas atitudes serão essenciais para reduzir os sinais cínicos e desconforto!

9. Ofereça Água Fresca:

Mantenha seu cachorro hidratado. A água fresca pode ajudar a aliviar a irritação na garganta. Caso o pet esteja engasgado não ofereça água ou alimento! Neste caso, leve-o ao veterinário imediatamente!

10. Evite Fatores Desencadeantes:

Se você souber que seu cachorro tem alergias conhecidas, tente evitar os alérgenos desencadeantes para reduzir a tosse.

Lembre-se de que estas são diretrizes gerais e que a orientação específica pode variar dependendo da causa subjacente da tosse. Sempre consulte um veterinário para uma avaliação mais precisa e um plano de tratamento adequado ao caso do seu cachorro. A saúde do seu animal de estimação é uma prioridade, e a orientação profissional é fundamental para garantir o melhor cuidado possível.

O universo pet é repleto de desafios e curiosidades e a evolução da medicina veterinária é constante, tendo oportunidades de carreira incríveis!

Confira os principais detalhes do curso de graduação da Anhanguera e dê o primeiro passo para a sua vida profissional!