Diversas doenças podem afetas os seres humanos e os animais, comprometendo inclusive a fauna nativa e exótica, o que afeta diretamente a biodiversidade, já que impacta na preservação de diversas espécies de animais.
Algumas destas doenças são consideradas zoonoses – ou seja, podem ser transmitidas entre animais e seres humanos. A Gripe Aviária é uma delas.
Neste texto iremos falar um pouco mais sobre a gripe aviária, para que você entenda o que é a doença, quais impactos ela pode representar para as espécies acometidas e como pode afetar a saúde pública. Continue a leitura e saiba mais!
O que é a Gripe Aviária?
A Gripe Aviária, também conhecida como Influenza Aviária, é considerada uma doença de elevado risco para as aves, principalmente quando causada por subtipos de vírus com potencial de patogenicidade elevado, como o H5N1, H7N9, entre outros.
Quais espécies podem ser acometidas pela Gripe Aviária?
Aves, seres humanos e outras espécies podem ser acometidas. Ou seja, o problema não é exclusivo de espécies aviárias.
O impacto na natureza
A gripe aviária é uma grande preocupação para aves de vida livre, devido à ameaça na conservação dessas espécies e, para as aves de criação, devido à ameaça para o mercado interno e externo de produtos de origem animal.
Embora denominada de Gripe Aviária, não são apenas as aves que podem adquirir a doença. Seres humanos e animais de outras espécies também podem ser acometidos.
O problema ainda gera grande preocupação em relação à vida marinha, já que a doença pode atingir aves aquáticas. Já houve relatos também de mamíferos aquáticos acometidos no Brasil, como leões marinhos. Com isso, a preocupação aumenta ainda mais, já que devido à migração dos animais de vida livre, principalmente em período reprodutivo, pode ajudar na disseminação da doença e consequentemente no declínio populacional dessas espécies. Portanto, a prevenção é a melhor forma de evitar problemas maiores.
Como a doença pode afetar a saúde humana?
Devido ao alto grau de patogenicidade, os seres humanos também podem ser acometidos pela gripe aviária. O contágio pode ocorrer através do contato direto ou indireto com aves vivas que estejam afetadas pela doença ou ainda com produtos de origem animal contaminados, como a carne de frango.
Existe Gripe Aviária no Brasil?
Embora em diversos países das américas já tenham sido confirmados focos de Influenza Aviária em aves de produção, como Estados Unidos, Canadá, México, Argentina, Chile, Peru e etc., o Brasil faz parte do grupo de países que identificou a doença apenas em animais de vida livre ou que sejam criados como pets.
Com isso, o Brasil segue sendo considerado um país livre de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade em aves de criação e, portanto, o comércio internacional para estes produtos deve ser mantido ativo.
Formas de prevenção para os humanos e animais
A prevenção pode ser feita através do cuidado ao manejar aves, principalmente de vida livre. É comum que as pessoas encontrem aves adoecidas nas ruas, praias e outros locais. É importante que as pessoas não entrem em contato direto com estes animais, mas acionem os serviços oficiais locais, que prestarão o devido suporte ao animal.
A gripe aviária pode causar sinais clínicos inespecíficos nos animais, sendo mais comum encontrá-los com dificuldade respiratória e sinais neurológicos. É possível ainda que os animais sejam encontrados já sem vida. É importante que a população não toque nos animais e não mantenham proximidade com os mesmos, devido ao risco de contágio.
Para quem mantém aves como pet em casa, independente da espécie, também deve tomar cuidados, como:
- Manter a gaiola, viveiro ou recinto longe do acesso de aves de vida livre (por exemplo: não é indicado que estes recintos fiquem em quintais abertos, pois aves de vida livre podem ter acesso à parte externa como grades, sendo suficiente para transmitir essa e outras doenças para sua ave).
- Ao notar qualquer sinal clínico como alterações respiratórias ou neurológicas, além de mudanças comportamentais, leve seu animal para uma consulta com um médico veterinário especializado em animais silvestres, para que o mesmo seja devidamente avaliado e tratado caso necessário.
Saiba mais sobre outras doenças consideradas zoonoses!
O papel da Medicina Veterinária no controle da Gripe Aviária
Uma vez identificada, a Gripe Aviária deve ser notificada aos órgãos oficiais nacionais e internacionais de saúde animal, visando a organização de barreiras sanitárias para a comercialização de produtos avícolas no mercado interno e externo, para controle da doença.
O médico veterinário, principalmente os que atuam com animais silvestres, vida selvagem e saúde pública, exercem papel fundamental na orientação da população em relação à transmissão e prevenção não somente de gripe aviária, mas de diversas outras doenças consideradas de caráter zoonótico.