Linfoma em cães: entenda o que é e como é feito o diagnóstico

Cão idoso marrom no parque

O linfoma em cães ocorre com certa frequência e demanda de um diagnóstico precoce e assertivo, que visa fornecer ao pet uma maior sobrevida e bem-estar!

A ocorrência de neoplasias em cães é relativamente alta, podendo atingir diversos sistemas e órgãos. Nestes casos, o pet deve realizar acompanhamento com um médico veterinário oncologista, para que tenha o suporte mais adequado para seu caso!

É importante ainda entender quais sinais clínicos o pet acometido pode apresentar, assim como as principais formas de diagnosticar o problema. Neste texto iremos abordar estes e outros pontos importantes relacionados ao assunto. Confira e saiba como oferecer maior bem-estar ao seu pet!

O que é o linfoma em cães?

O linfoma é um tipo de câncer que afeta o sistema linfático, podendo se espalhar para diferentes partes do corpo, causando metástase. É ainda um dos tipos mais comuns de câncer em cães, representando em média 15% dos casos de tumores malignos na espécie.

O que causa a doença?

Não há uma causa específica para o surgimento da doença. Porém, sabe-se que cães de meia idade ou idosos possuem uma maior predisposição para o desenvolvimento de neoplasias. Causas como bacterianas, infecções virais, fúngicas, exposição a substâncias químicas e outras têm sido estudadas.

Cãozinho porte pequeno branco sendo examinado.

Sinais clínicos de linfoma nos cães

Assim como em muitas doenças que afetam os cães, as neoplasias nem sempre têm sinais clínicos evidentes ou patognomônicos (totalmente relacionado com determinada doença). Portanto, caso seja notada qualquer alteração comportamental ou fisiológica no pet, como falta de apetite, prostração, dormir mais do que o normal e outros, o pet deverá ser levado o quanto antes para uma consulta com o médico veterinário!

Além disso, os sinais clínicos irão depender do local afetado. Por exemplo, em casos de linfoma no intestino, o pet poderá apresentar diarréia, vômito, perda de peso e etc. Como podemos ver, os sinais não são específicos, o que torna ainda mais necessário um conjunto de ações para fechar o diagnóstico da doença!

Além disso, durante o exame físico poderá ser notado um aumento dos linfonodos periféricos. Porém, há casos em que estes linfonodos palpáveis não apresentam alteração no tamanho, não sendo perceptível ao toque/palpação durante a consulta.

Como diagnosticar o linfoma nos cães

O diagnóstico de linfoma em cães será realizado através do conjunto entre anamnese, exame físico e exames complementares. Como citado anteriormente, a linfonodomegalia (aumento do tamanho dos linfonodos) pode ou não estar perceptível ao toque durante a consulta.

É importante ainda lembrar que a linfonodomegalia não simboliza um sinal específico de doença no linfonodo. O sistema linfático está ligado a diversos outros, podendo apresentar alterações também em outras ocasiões. Um exemplo bastante comum na rotina dos médicos veterinários é a infecção por hemoparasitas – por exemplo doenças do carrapato (erliquiose, babesiose e etc). Nestes casos os linfonodos também ficarão reativos, com tamanho aumentado. Portanto, é essencial que se faça o diagnóstico diferencial com outras doenças. O oncologista veterinário irá solicitar os exames mais indicados de acordo com a necessidade de cada paciente.

A evolução da doença irá depender de diversos fatores, sendo essencial que cada caso receba um atendimento individualizado e específico.

Os principais exames para diagnóstico de linfoma em cães incluem:

Exames de imagem

Dentre os principais exames de imagem utilizados para diagnosticar linfoma em cães estão: Ultrassom, raio-x ou exames mais avançados, como a tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Os exames de imagem são essenciais inclusive para avaliar a possibilidade de acometimento em outros órgãos.

Exames de sangue

Dentre as análises hematológicas podem ser solicitados hemograma, bioquímicos para avaliação renal e hepática, dosagem de cálcio (pode estar elevado em casos de linfoma), entre outros.

Outros exames laboratoriais

Exames laboratoriais como a citologia ou histopatológico também podem ser solicitados. Em alguns casos, pode ser recomendada remoção cirúrgica quando possível, e então o material é enviado para biópsia (histopatológico).

Cachorro labrador retriever com sua tutora.

Tratamentos para linfoma em cães

O tratamento irá depender de diversos fatores e somente o médico veterinário especializado em oncologia poderá recomendar a opção mais adequada para cada caso, podendo incluir quimioterapia, medicina integrativa, uso de diferentes medicamentos, cuidados paliativos e etc.

O acompanhamento com equipes multidisciplinares está cada vez mais presente na medicina veterinária e é altamente recomendado para doenças com elevada gravidade, como em casos de neoplasias, doença renal crônica, doenças neurológicas e muitas outras! Profissionais de especialidades como clínica geral, oncologia, medicina integrativa e outros poderão compor a equipe que atende o pet, proporcionando um atendimento ainda mais especial para o caso!

O primeiro passo para tratar o pet acometido por linfoma será buscar atendimento especializado!

Os avanços na medicina veterinária são constantes e o mercado pet segue em expansão! Se você deseja saber mais sobre a carreira do médico veterinário, conheça o curso de graduação da Anhanguera!