A criação de gatos como pet vem crescendo ano a ano no Brasil e no mundo. Que os felinos encantam o coração de muita gente não é novidade, não é mesmo? Porém, o que muita gente não sabe, é que os gatos possuem inúmeras particularidades e diferenças quando comparados aos felinos.
Ao adotar ou adquirir um gatinho como pet, é extremamente importante que o tutor leve o animal para uma consulta veterinária de rotina e orientação, onde o pet será avaliado e o tutor receberá diversas informações sobre os cuidados com o novo animalzinho.
Neste artigo iremos falar sobre uma dúvida bastante comum entre os tutores de gatos: “O gato pode comer carne crua”?
Essa dúvida está relacionada diretamente aos hábitos alimentares dos felinos. Portanto, se você deseja aprender mais sobre o universo felino, continue a leitura e desvende mais este mistério do universo felino!
Entendendo as origens e hábitos dos gatos
Enquanto os cães são considerados animais onívoros, os gatos são carnívoros estritos. Ou seja, sua dieta natural é composta exclusivamente por proteína animal. Justamente por este motivo, a ração para gatos contém maior quantidade de proteína quando comparado ao alimento para cães. Também por este motivo, o preço destes produtos tende a ser um pouco mais elevado – já que a proteína está entre os ingredientes com maior custo dentro das formulações de alimentos para os pets.
Por mais que a domesticação dos pequenos felinos tenha ocorrido ao longo de muitos anos, os gatos apresentam comportamentos diferentes dos cães, possuindo características mais selvagens – o que também conquista o coração de muita gente.
Ainda falando sobre as principais características dos felinos, vale ressaltar que os gatos são animais que prezam muito pela sua higiene pessoal. Sua capacidade de autolimpeza é uma importante característica, também muito apreciada pelos tutores.
Em virtude também dos seus hábitos um pouco mais selvagens, os felinos tendem a “esconder” quando algo não vai bem com sua saúde, já que na natureza os animais que se mostram vulneráveis tornam-se presas fáceis. Por conta disso, é muito importante que os donos de felinos estejam atentos aos seus comportamentos e mantenham as consultas de rotina do pet sempre em dia, visando melhor qualidade de vida, saúde e bem-estar.
Gato pode comer carne crua?
Como já vimos, os gatos são considerados carnívoros estritos e, justamente por este motivo, eles podem sim comer carne crua! Porém, alguns cuidados devem ser tomados.
- O que torna a carne crua um alimento relativamente “perigoso” para consumo é a possibilidade de contaminação do produto. Porém, algumas técnicas são utilizadas na indústria para que isso seja evitado, como por exemplo o processo de resfriamento. Quando congelamentos uma carne em casa, por exemplo, o congelamento completo ocorre dentro de algumas horas. Porém, indústrias que vendem carne congelada, realizam o processo de congelamento dentro de um curto espaço de tempo, o que torna o alimento muito mais seguro para consumo. Portanto, estes produtos acabam sendo mais seguros para o consumo.
- Embora os gatos sejam carnívoros estritos, quando os felinos predam um animal na natureza, o predador acaba consumindo a presa por completo, aproveitando não apenas a carne, mas as vísceras (órgãos), ossos e etc. Isso faz com que a nutrição do animal seja balanceada e suficiente para garantir que sua dieta esteja em equilíbrio. Isso significa que se um felino se alimentar apenas de carne crua, não receberá todos os nutrientes que precisa. Portanto, em ambiente domiciliar, o recomendado é que os animais recebam alimentos apropriados para a espécie. A carne crua poderá entrar na sua dieta em forma de petiscos, mas não deverá compor uma grande parte da dieta.
A ingestão de carne crua oferece algum risco de saúde aos felinos?
Caso os cuidados listados acima sejam tomados e o pet receba acompanhamento médico veterinário adequado, não haverá problemas na ingestão de carne crua e outros petiscos que sejam recomendados pelo veterinário. O importante é que o animal receba os nutrientes que precisa, sem restrições ou excessos.
Além disso, não é recomendado oferecer ossos para os gatos e outros animais domésticos, pois a ingestão pode causar acidentes, como asfixia por presença de corpo estranho (estrutura óssea), que eventualmente pode obstruir as vias aéreas.
A importância de estimular o comportamento natural da espécie
A ingestão de carne crua está diretamente ligada aos hábitos naturais dos felinos. Portanto, quando oferecido com cautela, pode estimular o bem-estar dos pets.
Diversas outras ações também estimulam o comportamento natural dos felinos, como o uso de estratégias de enriquecimento ambiental, que pode inclusive receber o uso da carne crua como parte da atividade.
Que o universo animal é repleto de curiosidades nós já sabemos. Mas, você conhecia essas curiosidades sobre os felinos?