Escabiose em cães e gatos: o que é e como ela afeta os pets?

Cão com sarna.

As dermatites estão entre os motivos mais comuns de visita de cães e gatos ao consultório veterinário.

Dentre as principais afecções que acometem os pets está a Escabiose. Mas você sabe o que é a doença e quais riscos ela oferece a você e ao seu pet? Continue conosco e confira esse e outros detalhes do universo pet!

O que é escabiose e como ela afeta os cães e gatos?

A escabiose, também conhecida como sarna sarcóptica (nos cães) ou sarna notoédrica (os gatos) é uma doença infectocontagiosa causada por ácaros. A escabiose atinge geralmente animais jovens, com menos de um ano de idade e que tenham acesso à rua ou contato com outros animais. Não há predisposição racial – ou seja, qualquer cão ou gato pode ser acometido.

A escabiose pode ser transmitida aos seres humanos?

Por se tratar de uma doença dermatológica considerada zoonótica, existe o risco de contaminação aos seres humanos. A possibilidade de transmissão para os seres humanos é de 30% em média.

Escabiose felina X escabiose canina

A doença é causada por um ácaro superficial, denominado de Sarcoptes scabiei (nos cães) e Notoedris cati (nos gatos). Além do potencial zoonótico da doença, pode ainda haver a contaminação entre as espécies canina e felina.

Embora considerado superficial, a fêmea escava “galerias” em uma das camadas da pele: a epiderme. Quando isso ocorre, há a liberação de secreções pruriginosas, que causam coceira e desconforto para o pet. Os gatos geralmente se coçam menos quando comparado aos cães, porém se lambem mais.

Nos gatos as lesões geralmente acometem a região de face, sendo acompanhada por hiperqueratose e podendo causar quadros de úlcera de córnea. Já nos cães, a apresentação da doença ocorre mais em região de orelhas, mais especificamente na borda do pavilhão auricular, podendo também afetar regiões como abdômen, articulação tíbio-társica e articulação úmero rádio ulnar.

Outras doenças dermatológicas comuns em cães e gatos

Além da escabiose, outras doenças dermatológicas podem afetar os cães e gatos. Também são relativamente comuns:

• Sarna Demodécica (ou demodiciose).
  • Dermatofitose.
  • Malasseziose.
  • Esporotricose.
  • Criptococose.
  • Dermatite atópica.
  • Dermatite alérgica à picada de ectoparasitas (DAPE).
  • Dermatite trofoalérgica (alergia alimentar).
  • E muitas outras.

É extremamente importante que o diagnóstico seja feito, para que o pet receba o tratamento adequado.

Veterinário limpando ouvido de cachorro.

Quais sinais clínicos os cães e gatos com escabiose podem apresentar?

A apresentação dos sinais clínicos ocorre de forma um pouco diferente nos cães e nos gatos.

• Principais sinais clínicos nos cães: coceira intensa, aspecto de hiperqueratose na pele, formação de pápulas, alopecia (queda de pelo), eritema (vermelhidão), lesões em região de borda de pavilhão auricular, abdômen e articulações tíbio-társica e úmero-rádio-ulnar. No exame físico feito pelo médico veterinário, o pet pode apresentar o que é chamado de “reação otopedal positiva”, como resposta à coceira intensa.
  • Principais sinais clínicos nos gatos: Lambedura excessiva, podendo ou não apresentar coceira, queda de pelos e pele com aspecto hiperqueratoso são as manifestações clínicas mais comuns. No gato a região mais afetadas é a face, podendo ocasionar lesões em córnea. Embora os agentes causadores da doença e sinais clínicos apresentados sejam distintos, o tratamento para escabiose nos cães e nos gatos é igual.

Como diagnosticar a doença?

Além da consulta com o médico veterinário, que é fundamental para o levantamento de informações importantes para conduzir o caso, serão solicitados exames para auxiliar no diagnóstico, permitindo assim um tratamento mais efetivo.

O exame de eleição para diagnóstico de escabiose em cães e gatos é o Exame Parasitológico de Raspado Cutâneo (EPRC) ou a utilização do método da fita. O exame possui cerca de 50 a 80% de assertividade no resultado e, caso seja encontrado apenas um ácaro ou um fragmento de ácaro na amostra, o pet já deverá ser tratado! Cachorros da raça Sharpei possuem a estrutura da pele diferenciada, podendo prejudicar o exame – nesses casos, pode ser recomendada a realização de biópsia, para um diagnóstico mais preciso!

Tratamento para cães e gatos com Escabiose

Como visto acima, o tratamento para cães e gatos segue o mesmo formato. Com isso, após o diagnóstico, poderão ser prescritos e recomendados pelo médico veterinário:

– Uso de medicamentos anti-ectoparasitas (contra pulgas e carrapatos) específicos, que possuam ação também contra o ácaro. O médico veterinário poderá prescrever a opção mais adequada para o pet.

– Uso de medicamentos para aliviar a coceira e desconforto. Neste caso, a medicação irá apenas amenizar o desconforto, mas não irá tratar a causa da doença.

Em virtude do potencial de transmissão, todos os animais da casa ou que convivam com o pet doente devem ser tratados.

Caso os humanos da casa notem lesões em pele, coceira ou outros sintomas, devem buscar um médico e informar sobre o diagnóstico do pet, para que seja investigada uma possível transmissão e, caso confirmada, tratada corretamente também nos tutores.

Como evitar a doença

A doença pode ser evitada de diferentes formas, sendo as principais:

• Manter o pet protegido com antipulgas que tenham ação contra o ácaro causador da doença.
  • Evitar locais de aglomerações de animais.
  • Manter a consulta veterinária de rotina em dia. O recomendado é que animais saudáveis passem em consulta pelo menos uma vez ao ano.

O universo pet é repleto de desafios e curiosidades. Se você deseja seguir carreira como médico veterinário, conheça agora mesmo o curso de graduação da Anhanguera!