Efusão pleural em gatos: quais as principais causas?

Gato de pelos longos

Diversos problemas de saúde podem acometer os felinos, sendo que alguns necessitam de um cuidado mais imediato e intensivo – que é o caso por exemplo da efusão pleural.

Neste texto iremos abordar mais sobre o assunto, para que o proprietário do pet saiba as principais causas e como o pet pode apresentar indícios de que algo possivelmente esteja errado com a sua saúde. Confira!

O que é efusão pleural?

A efusão pleural em gatos é caracterizada por um acúmulo de líquido livre dentro da cavidade torácica, sendo uma alteração relativamente comum – porém grave, na clínica de felinos.

Gato sendo acariciado enquanto é examinado pelo veterinário.

Principais causas de efusão pleural em gatos

Diversas doenças, de diferentes sistemas e origens, podem gerar efusão pleural nos gatos. Dentre as mais comuns vistas na rotina clínica, estão:

• PIF: A peritonite infecciosa felina (ou PIF), representa uma grande preocupação, pois não há vacinas atualmente disponíveis para a prevenção do problema. Além disso, existe apenas um tratamento eficaz para o tratamento da PIF, mas com custo ainda elevado e de difícil acesso no Brasil. A depender do caso, a doença ainda pode ter uma evolução bastante rápida, o que traz ainda mais preocupação para a família do animal acometido e para os médicos veterinários.
  • Problemas cardíacos: gatos com doenças cardíacas, como por exemplo a insuficiência cardíaca congestiva, podem apresentar problemas relacionados a efusão pleural e também ascite (caracterizado pelo acúmulo de líquido livre na cavidade abdominal).
  • Neoplasias: algumas neoplasias (tumores) também podem causar efusão pleural.
  • Outras causas também podem gerar o quadro.

A efusão pode representar um grande risco para a saúde do felino acometido

Geralmente a efusão tende a piorar enquanto o problema primário não for resolvido. Com isso, o animal pode apresentar uma piora no estado geral de saúde, podendo até mesmo causar o óbito do pet, já que a presença do líquido irá influenciar diretamente na respiração, como veremos no tópico seguinte.

Quais sinais o gato com efusão pleural pode apresentar?

Os sinais clínicos mais evidentes são relacionados ao trato respiratório. Em virtude da presença de líquido livre na cavidade torácica, os animais tendem a apresentar dificuldade respiratória, podendo ser discreta, moderada ou até grave. Essa dificuldade ocorre pois a capacidade de expansão pulmonar fica prejudicada devido a presença do líquido na cavidade, causando prejuízos nos movimentos respiratórios.

Os felinos tendem a “disfarçar” os sinais clínicos quando estão doentes. Portanto, o tutor deve ficar atento aos mínimos sinais. Por exemplo, gatos com dificuldade respiratória podem passar a respirar com a boca ligeiramente aberta. Este é um forte indício de alteração respiratória. Além disso, eles podem também apresentar um maior esforço abdominal durante os movimentos respiratórios.

Como já citado anteriormente, o problema é sério e deve ser identificado o quanto antes, pois o seu agravamento pode comprometer a vida do pet, podendo inclusive causar morte.

Gato no veterinário.

Efusão pleural em gatos: como diagnosticar o problema

A efusão pleural pode ser identificada através de exames de imagem, como o raio-x e o ultrassom. Ambos serão capazes de evidenciar a possível presença de líquido livre na cavidade. Animais com dificuldade respiratória evidente devem primeiro ser estabilizados para que os exames sejam realizados com maior segurança.

Como a efusão pleural em gatos possui diversas possíveis causas, poderá também ser solicitado algum outro exame, como a citologia, relação albumina/globulina, entre outros, de acordo com a análise e decisão do médico veterinário.

O que fazer caso o gato apresente efusão pleural?

Devido a gravidade do problema, é altamente recomendado que a qualquer sinal de que algo não vá bem com a saúde do pet, ele seja levado imediatamente a um médico veterinário! Em alguns casos poderá ser recomendada a internação do felino ou poderá ser feita a drenagem do líquido (mas normalmente ocorre nova formação de líquido enquanto o problema primário não é resolvido, sendo feita a drenagem/punção apenas para proporcionar um maior conforto respiratório naquele momento).

Além disso, a prevenção é sempre bem-vinda. Neste caso, a efusão pleural em gatos pode ter diferentes causas. Portanto, recomenda-se que um pet saudável realize check-up ao menos uma vez por ano, para que sua saúde seja avaliada de forma geral. Assim será possível identificar possíveis doenças que possam causar a efusão caso o quadro tenha uma progressão. Portanto, realize as consultas de rotina sempre que recomendado pelo veterinário que acompanha o seu pet!

Deseja saber mais sobre o universo da Medicina Veterinária? Conheça o curso de graduação da Anhanguera e saiba como é a carreira de médico veterinário no Brasil!