Os equinos (cavalos) são amplamente criados com a finalidade de atletismo e também como pets.
Existem diversas raças, com diferentes origens e aptidões. Neste artigo iremos falar um pouco mais sobre a raça de cavalo Puro Sangue Inglês, para que você conheça as principais características da raça e os principais pontos que a diferencia das demais. Confira!
Conhecendo a origem da raça de Cavalo Puro Sangue Inglês
A raça de cavalo Puro Sangue Inglês é originária da Inglaterra, sendo muito utilizada em competições esportivas, devido às suas qualidades e características, como iremos falar adiante.
O primeiro nascimento de um animal da raça no Brasil foi registrado em 1.874 e, desde então, o Brasil foi evoluindo cada vez mais na criação da raça, principalmente no que diz respeito ao melhoramento genético e seleção, criando animais cada vez mais qualificados para os objetivos da criação.
Principais características do Cavalo Puro Sangue Inglês
Diversas são as características e vantagens relacionadas à raça de cavalo Puro Sangue Inglês. A criação destes animais é bastante disseminada por pessoas que gostam de esportes relacionados no Brasil e no mundo, tornando a criação da raça relativamente comum. As características físicas e potencial de corrida são as principais características que tornam a raça conhecida a nível mundial.
Confira os principais diferenciais da raça:
1. Temperamento e personalidade
O cavalo Puro Sangue Inglês possui personalidade única, sendo animais com comportamento ativo, podendo ser considerados ariscos ou rebeldes, sendo portanto necessário cuidado e conhecimento para lidar com os exemplares da raça – sendo necessária a presença de um profissional qualificado e preparado para a doma do animal.
Os animais da raça são ainda considerados muito inteligentes, possuindo uma grande capacidade de aprendizado para o que lhe é ensinado.
2. Principais usos
Em virtude de sua excelente capacidade em atingir altas velocidades, a raça é bastante requisitada para a finalidade de corrida, polo e hipismo – modalidades que demandam velocidade, agilidade e vigor: características que a raça proporciona facilmente. Mas, há também quem prefira utilizar o cavalo para saltos e adestramentos.
3. Principais características físicas
As características físicas da raça são o que a tornam tão conhecida a nível mundial. Entre as principais, podemos citar:
- A altura da cernelha, que varia entre 1,55m a 1,70m, tornando o animal com uma altura importante, tornando sua beleza ainda mais evidente.
- O peso dos animais da raça varia em torno de 500 kg, sendo considerados animais altos, elegantes, porém leves – o que garante um desempenho ainda melhor quando o assunto é atingir altas velocidades!
- Os animais da raça são considerados bastante fortes.
- Possuem o dorso curto e o tórax elevado.
- Sua garupa é alta, o que também proporciona mais elegância aos animais da raça.
- A cabeça possui perfil redondo ou ondulado, enquanto as narinas são elípticas e os olhos grandes e expressivos, tornando a aparência do animal ainda mais atraente.
- Embora sua coloração possa ser variada, é geralmente uniforme, podendo ter as seguintes tonalidades: castanho, negro, tordilho ou alazão.
Embora de nomes parecidos, não se deve confundir a raça Puro Sangue Inglês e Puro Sangue Árabe, pois ambos são animais distintos – ou seja, de raças diferentes.
4. Potencial de velocidade
O cavalo Puro Sangue Inglês é considerado o mais veloz entre todas as outras raças quando o assunto é a corrida em médias distâncias (entre 800m e 3.000m), o que o torna muito conhecido e desejado para corridas, mas também sendo bem requisitado para as finalidades de salto e adestramento.
5. Outras curiosidades da raça
Foi descoberta na raça a presença de um gene associado à mutação da miostatina – uma proteína considerada fator de crescimento, presente em famílias de cavalos muito velozes.
Como criar um cavalo Puro Sangue Inglês?
Assim como os demais animais, o cavalo Puro Sangue Inglês também demanda de cuidados específicos. Ao pensar em ter um exemplar da raça, devem ser levados em consideração pontos como:
- Ter um local adequado para que o animal possa ter uma boa qualidade de vida (uma propriedade com instalações adequadas, como um haras ou hípica).
- Fornecer atendimento especializado para o animal (atendimento veterinário especializado em grandes animais, sempre que necessário e também de forma preventiva).
- Cuidados com manejo de higiene: a escovação dos pelos, banhos para refrescar, limpeza adequada de baias, camas e cochos devem ser levados em consideração.
O crescimento da medicina equina
A medicina Equina está em constante evolução no Brasil e no mundo, permitindo a atuação do profissional médico veterinário especializado em grandes animais em áreas como:
- Reprodução animal (inseminação artificial, seleção genética e etc).
- Clínica médica de equinos.
- Clínica cirúrgica de equinos.
- Medicina esportiva de equinos.
- Medicina Integrativa: muito utilizada em animais atletas, que acabam usufruindo bastante de técnicas de fisioterapia e outras.
- E muito mais!